MÚSICA

PROJETO RODA DE MÚSICA:

A turma BM4 protagoniza este projeto juntamente com os colegas de outras turmas do II Ciclo/infanto-juvenil, em encontros semanais de no mínimo 45 min de duração.



Terça- feira após o recreio: Quinta-feira após o recreio:

Com colegas da AT1 e AT3 Com colegas da AT1 e AT3

Com colegas da AT2 e AT5 Com colegas da AT2 e AT5



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

• Roda de Percussao: Banda Escolar.

• Roda de violão e coral infanti-juvenil.

• Sopro: flauta-doce.

• Jogos musicais com o corpo.



METODOLOGIA:

MODELO T(E)C(L)A DE EDUCACAO MUSICAL:

Na medida do possível procuramos envolver propostas educativo-musicais envolvendo os seguintes aspectos:



• T: Técnica – Desenvolvimento de habilidades vocais, posturais, instrumentais, percepção auditiva.

• E: Execução – Desenvolvimento da música (tornar presente a música), reprodução de uma música, de um motivo musical já composto, seja utilizando o corpo ou outras fontes sonoras, cantando ou tocando um instrumento.

• C: Composição – Formular uma ideia musical, inventar, manipular ideias musicais, selecionar, organizar os elementos sonoros, improvisar, fazer arranjo a uma música.

• L: Literatura – envolve o conhecimento “de” e “sobre” a música: inclui a historia da música, contexto, biografia do compositor e intérpretes, estudo sobre os gêneros musicais, conhecimento sobre os instrumentos musicais.

• A: Apreciação – Trata-se de promover a audição musical envolvendo a atenção e a empatia, a capacidade de relacionar-se e responder a música.



OBJETIVO GERAL:

Oferecer um espaço integrado e sistematizado de Educação Musical ao II ciclo/ Infanto-juvenil.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Experimentar as inúmeras possibilidades do fazer musical com o corpo, os objetos sonoros e os instrumentos musicais.

• Experimentar, brincar, perceber a musicalidade na voz, no corpo e seus movimentos.

• Integrar-se a propostas de grupo dentro das diferentes atividades desenvolvendo solidariedade, respeito, parcerias.

• Executar musicalmente com crescente sensibilidade e beleza.

• Desenvolver intencionalidade musical.

• Desenvolver e apresentar pequenas performances artísticas.