dezembro 09, 2011

INTERLOCUÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA MEDIANTE ÄS NOVAS TECNOLOGIAS

“Tu não é minha mãe!”

“Aqui na escola sou tua segunda mãe sim! _ esta frase repeti algumas vezes este ano, contestando as birras de um aluno.
Calma, não me interpretem mal!!


Eu sempre escutei que na escola a professora é a segunda mãe, e olha que escutei isso de uma super educadora, diretora de minha primeira escola por muitos anos.


Quem era essa mulher? Minha própria mãe. Minha mãe e mãe de mais oito filho, portanto uma “super mãe”, em toda a sua plenitude e competência.


Por isso eu assimilei esta ideia concretamente e estou convencida do potencial significativo desta metáfora.


A escola inclusiva assume seu papel educativo no mais profundo sentido, não somente vinculado à construção de conhecimentos científicos e acadêmicos, mas também  vinculado ao fortalecimento de valores e éticas humanitárias e socializantes.
Mas a escola não é a única matriz educativa da sociedade, ela só fará diferença, se aliada às novas tecnologias de informação e comunicação, conquistar a confiança, o respeito e a participação efetiva das famílias neste processo (educativo).


Por vezes “ser a segunda mãe” como pontos de referencia afetivos, também faz parte do trabalho educativo, mas a “verdadeira mãe” – é a família.


A família, seja ela de que tipologia for, deve ser fortalecida e resgatada em seu papel fundamental que é o de “educar seus filhos”.


Esta é uma tarefa atual da escola: ajudar a familia a redescobrir o filho que aprende e que pode ser orientado. Assim, aproximada à mãe, toda educadora pode "significar" como se pode ser mãe, como se pode ser filho e , principalmente, como se pode ser uma pessoa mais feliz mediante o acesso ao conhecimento e à construcao de sua aprendizagem.
Nosso blog tem este desejo, ajudar a mostrar este filho em seu espaço escolar e referencias do trabalho que realiza. O blog é de fácil acesso. Ilustra semanalmente o processo educativo, pode ser consultado, pode ser um importante meio de interlocução família-escola e mãe (família)-filho.


Em 2012 estaremos aprofundando a interação da família em nosso blog. Vamos lá pessoal, vamos participar!!


Mãe de Alexandre, Christian e Fabrício junto com a mae de Lucas no dia do "Elyseu em Cena".


Vó de Lucas e Cristian (sobrinho de Lucas).


Mãe de Rafael e Guilherme.
Bhrayan, seu irmao Natan e sua avó materna.




Nenhum comentário: